segunda-feira, 16 de junho de 2014

Amigos e suas influências

Antes de tudo, gostaria de contar onde ouvi essa palavra: 
No começo do mês passado (maio) fui passar o final de semana na casa da minha amiga Érika que congrega na igreja Quadrangular e como não poderia ser diferente fomos na casa do Senhor todos os dias que estive por lá. No domingo, na escola dominical me foi ensinado sobre amizades e suas influências e isso me chamou atenção e guardei tudo no meu coração. Hoje de manhã acordei e Deus me disse "coloca essa palavra lá no seu blog!" e aqui estou eu (: Então, acompanhe e aprenda que nem todos os que se dizem seus amigos, são de fato.


Começamos então com o texto de 2 Samuel 13

1 Depois de algum tempo, Amnom, filho de Davi, apaixonou-se por Tamar; ela era muito bonita e era irmã de Absalão, outro filho de Davi.
2 Amnom ficou angustiado ao ponto de adoecer por causa de sua meia-irmã Tamar, pois ela era virgem, e parecia-lhe impossível aproximar-se dela.
3 Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi.
4 Ele perguntou a Amnom: “Filho do rei, por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que se passa?” Amnom lhe disse: “Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão”.
5 “Vá para a cama e finja estar doente”, disse Jonadabe. “Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la.”

Amnom se apaixonou por sua irmã e acreditava ser impossível que os dois se aproximassem, com isso seu coração se entristeceu e seu semblante caiu. Seu "amigo" percebeu isso e o deu um (péssimo e impuro) conselho.
Amnom deu ouvidos ao astuto Jonadabe e se fingiu de doente.

6 Amnom aceitou a idéia e deitou-se, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: “Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse”.
7 Davi mandou dizer a Tamar no palácio: “Vá à casa de seu irmão Amnom e prepare algo para ele comer”.
8 Tamar foi à casa de seu irmão, que estava deitado. Ela amassou a farinha, preparou os bolos na presença dele e os assou.
9 Depois pegou a assadeira e lhe serviu os bolos, mas ele não quis comer. Então Amnom deu ordem para que todos saíssem e, depois que todos saíram,
10 disse a Tamar: “Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto”. Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão.
11 Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: “Deite-se comigo, minha irmã”.
12 Mas ela lhe disse: Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura.
13 O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei; ele deixará que eu me case com você.
14 Mas Amnom não quis ouvi-la e, sendo mais forte que ela, violentou-a.

Então eu te pergunto: influências más corrompem um homem bom? Em 1 Corintios 15:33 Deus nos responde isso: Não se deixem enganar: "As más companhias corrompem os bons costumes".
Por isso, preste muita atenção com quem você anda, porque se quer ser um bom servo de Deus e viver de acordo com as Suas leis precisa andar com aqueles que te ajudam com isso e não com quem te leva pro mundo.
Precisamos estar atentos com quem chamamos de amigos!
Em Provérbios 13:20 está escrito: O que anda com os sábios ficará sábio, mas o companheiro dos tolos será destruído.
Continuando, Amnom foi infeliz em ouvir o conselho do impio. (Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios... Salmos 1:1)


15 Logo depois Amnom sentiu uma forte aversão por ela, mais forte que a paixão que sentira. E lhe disse: “Levante-se e saia!”
16 Mas ela lhe disse: “Não, meu irmão, mandar-me embora seria pior do que o mal que você já me fez”. Ele, porém, não quis ouvi-la
17 e, chamando seu servo, disse-lhe: “Ponha esta mulher para fora daqui e tranque a porta”.
18 Então o servo a pôs para fora e trancou a porta. Ela estava vestindo uma túnica longa[35], pois esse era o tipo de roupa que as filhas virgens do rei usavam desde a puberdade.
19 Tamar pôs cinza na cabeça, rasgou a túnica longa que estava usando e se pôs a caminho, com as mãos sobre a cabeça e chorando em alta voz.
20 Absalão, seu irmão, lhe perguntou: “Seu irmão, Amnom, lhe fez algum mal? Acalme-se, minha irmã; ele é seu irmão! Não se deixe dominar pela angústia”. E Tamar, muito triste, ficou na casa de seu irmão Absalão.
21 Ao saber de tudo isso, o rei Davi ficou indignado.
22 E Absalão não falou nada com Amnom, nem bem, nem mal, embora o odiasse por ter violentado sua irmã Tamar.
23 Dois anos depois, quando os tosquiadores de ovelhas de Absalão estavam em Baal-Hazor, perto da fronteira de Efraim, Absalão convidou todos os filhos do rei para se reunirem com ele.
24 Absalão foi ao rei e lhe disse: “Eu, teu servo, estou tosquiando as ovelhas e gostaria que o rei e os seus conselheiros estivessem comigo”.
25 Respondeu o rei: “Não, meu filho. Não iremos todos, pois isso seria um peso para você”. Embora Absalão insistisse, ele se recusou a ir, mas o abençoou.
26 Então Absalão lhe disse: “Se não queres ir, permite, por favor, que o meu irmão Amnom vá conosco”. O rei perguntou: “Por que ele iria com você?”
27 Mas Absalão insistiu tanto que o rei acabou deixando que Amnom e os seus outros filhos fossem com ele.
28 Absalão ordenou aos seus homens: “Ouçam! Quando Amnom estiver embriagado de vinho e eu disser: Matem Amnom! , vocês o matarão. Não tenham medo; eu assumo a responsabilidade. Sejam fortes e corajosos!”
29 Assim os homens de Absalão mataram Amnom, obedecendo às suas ordens. Então todos os filhos do rei montaram em suas mulas e fugiram.


Amnom amava muito Tamar, mas seu pecado fez com que esse amor se tornasse ódio. 
Absalão irmão de Tamar e de Amnom sentiu grande ira em seu coração por saber do ocorrido e matou a seu proprio irmão. 
A iniquidade de Amnom o trouxe morte e isso tudo começou por um simples conselho de um amigo que ele acreditava ter, mas que na verdade era um enviado do inimigo para o destruir. Digo novamente: saiba escolher e tome cuidado com os que você chama de amigo!
Então você me pergunta "como vou saber que meu amigo é uma pessoa de Deus?" 
Na palavra diz que conhecemos a arvore pelos frutos, se seu amigo é uma boa pessoa tudo quanto ele fizer será bom.

Porque não é boa a árvore a que dá maus frutos, nem má árvore a que dá bons frutos. Porquanto cada árvore é conhecida pelo seu fruto. Porque nem os homens colhem figos dos espinheiros, nem dos abrolhos vindimam uvas. O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem; e o homem mau, do mau tesouro tira o mal. Porque, do que está cheio o coração, disso é que fala a boca. (Lucas 6: 43-45).


#ForaJonadabe #BonsAmigosSim #BonsConselhos #AmigosDeDeus











Nenhum comentário:

Postar um comentário