quinta-feira, 8 de maio de 2014

Inimizade entre o Diabo e os homens

Mais uma vez venho trazer um estudo do livro "A grande esperança". Tenho aprendido muito com ele à respeito de questões que, muitas vezes são obvias, mas deixamos de falar e nos aprofundar para ter uma boa base...

Capitulo 2

"Quando Satanás ouviu que haveria inimizade entre ele e a mulher, e entre a descendência dele e o descendente dela, percebeu que, de alguma forma, o ser humano conseguiria resistir ao seu poder. 
'E porei inimizade entre ti e a mulher, e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.' (Gênesis 3:15)
 É Cristo quem põe no coração humano a inimizade contra Satanás. Sem essa graça que converte, sem esse poder que transforma, as pessoas seriam incapazes de resistir à influência do inimigo."

O inimigo sabe que sendo amigos de Deus, somos inimigos dele e com isso somos capazes de vencer suas investidas. O Senhor nos dá força para que resistamos.

"Toda pessoa que resista à tentação despertará a ira do inimigo. Cristo e Satanás não podem estar em harmonia. 'Todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos' (2 Timóteo 3:12)
Aqueles que se opõem à verdade buscam enganar os seguidores de Cristo e desvia-los de sua fidelidade. Distorcem a Bíblia a fim de alcançar seu objetivo. A atitude que levou Cristo à morte instiga os maus a eliminarem Seus seguidores. [...] Por que Satanás não encontra maior resistência? Porque os soldados de Cristo têm pouca comunhão verdadeira com Ele. Para eles, o pecado não é repulsivo como para o Mestre. Não enfrentam de maneira decidida. Não percebem o caráter do inimigo. Multidões não sabem que ele é um poderoso general que luta contra Cristo." 

A Bíblia nos alerta que seremos perseguidos por amar o evangelho e que o inimigo tentará de todas as formas, muitas vezes até usando a própria palavra, de forma distorcida, para nos derrubar. O inimigo como um ser esperto faz as suas armadilhas de forma muito sedutora. O que falta aos seguidores de Deus é conhecimento!

"Esse adversário se intromete em cada lar, em toda rua, nas igrejas, nos conselhos nacionais, nas cortes de justiça, confundindo, enganando, seduzindo, arruinando por toda parte a mente e o corpo de homens, mulheres e crianças. Desfaz famílias, semeando ódio, rivalidade, contenda, desordem e assassinato. E o mundo parece olhar essas coisas como se fossem a vontade de Deus, e elas devessem existir. Quando os cristãos escolhem se unir aos impios, se expõem à tentação."

O inimigo está em todos os lugares tentando propagar o mau. Em 1 Pedro 5:8 diz: Estejam alertas e vigiem. O diabo, inimigo de vocês, anda ao redor como leão rugindo e procurando a quem possa devorar.

"O inimigo está preparando a sua ultima emboscada. Todos os que seguem a Jesus estarão em conflito com esse adversário. Quanto mais de perto o cristão imitar o exemplo de Cristo, mais certo será um alvo para as investidas de Satanás. [...] A vitória de Cristo possibilita nossa vitória. Cristo dará força a todos os que a buscam. Sem o consentimento próprio, ninguém será vendo por Satanás. O tentador não tem poder para controlar a vontade ou forçar a pessoa a pecar. Pode causar angustia, mas não contaminação."

Vemos então que, quanto mais perto de Deus estivermos seremos cada vez mais alvos das investidas do mal, porque o inimigo sabe que se estivermos em Cristo é uma alma a menos no inferno. Sobre isso aprendemos que Satanás só pode agir em nossas vidas se o deixarmos entrar, logo devemos buscar a força de Deus para nos mantermos firmes em Sua palavra.




Espero que tenham entendido o ensinamento e provavelmente eu faça mais postagens com base no livro. Além disso, que estes estudos contribuam para o seu crescimento espiritual.